Para o mundo, o exterior é o que importa. Por isso, muitas pessoas têm uma vida falsa para serem aceitas pela sociedade. Em se tratando da mulher então, as cobranças com o “lado de fora” são ainda maiores. A mulher precisa ter corpo bonito, maquiagem bem feita, roupas de marca, etc. Com isso, muitas entram em parafuso e chegam a se considerar sem valor. É claro que todos (não apenas as mulheres), devem cuidar da aparência, mas, é preciso entender que o foco principal não deve ser este.
Em 1 Pedro 3:3, há uma advertência para as mulheres: “O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;” (1 Pedro 3:3). A mulher deve dar prioridade à beleza interior, pois o coração é o que realmente importa para Deus. A Bíblia diz: “...porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16:7).
A mulher cristã não deve dar importância às cobranças da sociedade. Ela sabe que é preciosa aos olhos de Deus, e não deve se sentir inferior a nenhuma outra. Sua autoestima não deve ser pautada nos conceitos do mundo. Ela entende que a vida com Deus, a firmeza na fé é que a capacita a cumprir o propósito para o qual foi criada.